domingo, 20 de outubro de 2019

TRAJES NO BALLET CLÁSSICO!




Os trajes desempenham um grande papel nos movimentos graciosos e rápidos dos bailarinos.

Ballet é uma dança que teve sua origem na era majestosa dos Tribunais do Renascimento Italiano (no século 15). Foi ainda expandido em outros países como Rússia, França e Inglaterra, onde se tornou popular como um show de dança formalizada. É preciso muita prática e persistência para realizar os movimentos de ballet. Para executar as coreografias de ballet há uma necessidade de duas coisas importantes. Essas coisas são: as sapatilhas e os trajes de ballet.

História dos trajes do ballet

No início os ballets eram todos sobre a riqueza e a perfeição da corte real italiana. Os trajes de ballet refletiam essa riqueza e, como resultado, eles eram feitos de panos extravagantes com brocados pesados, enormes enfeites e peças de cabeça. Como eles eram feitos de um tecido pesado, eles realmente restringia os movimentos do ballet. Como resultado, durante o início do século 18, uma bailarina introduziu uma versão mais curta das saias de ballet. Ela chamou a atenção de muitos críticos de ballet, surpreendentemente, estes trajes menores não foram muito criticados e foram facilmente aceitos pelo público. Eles vieram como um grande alívio para as bailarinas.

Mais tarde, durante o final do século 18 e 19, os trajes de ballet novamente passaram por uma série de modificações. Era a época, quando as bailarinas usavam trajes no comprimento da panturrilha. Elas usavam esses trajes brancos, que geralmente eram feitos de tule. Estas fantasias eram acompanhadas com sapatos de cetim pontiagudos. Homens, por outro lado, usavam calças e camisas de mangas longas. Estas camisas eram geralmente cobertas com casacos mais curtos. As mangas dos trajes para homens e mulheres eram determinadas de acordo com o tema do ballet. Como resultado, existem vários padrões dos figurinos para cada personagem, até hoje!

Trajes dos Ballets Atualmente



Hoje, trajes de ballet são chamados de tutus. Um tutu de ballet é uma saia que a bailarina usa. Existem vários tipos de tutu. Ele pode ser feito utilizando um único, ou várias camadas de um tecido. Estas camadas distribuídas em torno do corpo da bailarina. Estas fantasias ajudam as bailarinas a executar facilmente os seus movimentos corporais, sem interferir nos movimentos da dança. Os tutus de ballet são muitas vezes associados com um collant, que é uma peça de roupa colante, que cobre o tronco. Os collants estão frequentemente cheios mangas e eles são usados ​​principalmente pelas ginastas, atletas e bailarinos. Aqui estão alguns tipos básicos do ballet tutu:

Tutu Sino: Como o nome sugere, um tutu sino tem a forma de um sino e é feito sem a utilização dos aros de arame. Ele é feita de muitas camadas de tecido, mais do que o tutu clássico prato.



Tutu Prato: Esta saia tem várias camadas de tecido que são esticados para o exterior a partir dos quadris da bailarina. Aros de arame são usados ​​para manter a saia durinha e armada.




Tutu Romântico: O tutu romântico é feito de 3 a 12 camadas do tecido. Esta saia é geralmente ligada ao corpete. Estes tutus de movimentos livre simbolizam o tema romântico do ballet.




Tutu Esponja de Pó: Este tutu é na verdade uma combinação do tutu sino e o tutu prato. Este tipo de tutu é vagamente montado, o que lhe dá a aparência de um pouco mais completo e mais suave. Nenhum aro de arame é usado ​​para fazer este tutu, são apenas algumas camadas (2-5) do tecido.




Os acima mencionados são alguns dos trajes de ballet para meninas e mulheres. Existem muitos outros tipos de trajes, que são populares por vários nomes. Tradicionalmente, os figurinos de ballet são feitos com materiais elegantes e soltos como tule, musseline, nylon, voile, tarlatana, etc. 

Bailarinos continuam a usar calças e camisas de mangas longas.

Hoje, existem muitas lojas de roupas de dança, que lhe oferecem trajes baratos. Eles estão disponíveis em cores e padrões, que não deixará de atrair você. Pode-se também encontrar alguns grandes trajes online. Tudo que você tem a fazer é selecionar o melhor que lhe convier.


Wagner Alvarenga

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PRODUÇÃO CULTURAL - Um novo olhar para o mercado de trabalho por Wagner Alvarenga

PRODUÇÃO CULTURAL Produções culturais como festivais de Dança, peças de teatro, exposições, filmes, gravações de DVDs ou programas de televi...